5 dicas para alavancar seu negócio mesmo na crise

A crise econômica brasileira impactou a maioria dos setores da economia. De acordo com dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) do país caiu 78,4 pontos no ano passado. Este número menor do que 100 pontos demonstra a insatisfação dos consumidores.

Para que os pequenos varejistas consigam superar essa fase, é preciso recuperar a confiança do consumidor. “Todo mundo está sem saber o que fazer nessa época de crise, mas o maior problema é a insegurança do consumidor”, afirma o consultor de varejo Marco Quintarelli.

A insegurança com o próprio dinheiro faz com que o comprador repense cada vez mais os seus gastos e ainda corte boa parte deles. Para garantir o sucesso de seu negócio, o varejista deve mostrar para o consumidor, de alguma forma, que vale a pena continuar comprando em sua loja.

Para Quintarelli, esse momento de crise pode vir com muitas oportunidades que não podem ser desperdiçadas. “Quando a pessoa encontra um problema, ela vai ter que buscar alguma maneira de solucioná-lo. O bom é ir atrás de palestras, cursos e interagir para que se desenvolvam novas ideias para o empreendimento”, afirma. Veja cinco dicas para que os empreendedores consigam impulsionar suas vendas mesmo com a crise:

1. Balanço geral

O começo do ano pode ser aproveitado para fazer um balanço de onde a empresa se encontra e traçar metas. “É bom fazer um mapeamento do que você tem pela frente e quais são os próximos passos”, diz Quintarelli. Nessa tomada de decisões, os funcionários não podem ser deixados de lado. Eles devem estar cientes dos motivos de certas medidas e incentivados a ajudar no aumento das vendas.

2. Inovação

Quando o empreendimento não está indo para frente, chegou o momento de pensar em novas estratégias para chamar a atenção do consumidor. Nessas horas, duas – ou mais – cabeças pensam melhor do que uma. Chamar a equipe para ajudar com ideias inovadoras pode abrir caminhos que nunca foram pensados antes. “Acho bom que a empresa crie um tipo de benefício para os membros da equipe que tiverem as melhores ideias”, afirma.

3. Monitoramento de mercado

Empreendedores do setor varejista devem ficar atentos a tudo que está acontecendo ao seu redor. O mercado deve ser analisado atentamente, principalmente a concorrência. “É preciso ficar atento a todos os tipos de concorrentes, diretos ou indiretos. Às vezes, uma coisa que está acontecendo em outro lugar pode te ajudar a definir quais ações tomar no seu negócio”, diz.

4. Clientes

“A gente sempre fica preocupado em conseguir clientes novos. Mas, em primeiro lugar, é preciso reforçar a fidelização daqueles clientes que você já tem”, afirma o consultor de varejo. É importante conseguir novos clientes, mas eles só serão conquistados se aqueles que já consomem seu produto se mostram satisfeitos. Toda a equipe deve estar dedicada à missão de deixar o consumidor satisfeito, oferecendo o melhor atendimento.

5. Ambiente organizacional

O que era um diferencial virou necessidade. Investir na capacitação dos funcionários e na melhoria do ambiente organizacional é essencial. Isso aumenta a produtividade e a qualidade do serviço realizado pela equipe, o que impacta diretamente no aumento das vendas do negócio.

Fonte: revistapegn.globo.com/

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