Querer ser perfeito pode atrapalhar desempenho em entrevista de emprego

Com muitas empresas enxugando o quadro de funcionários e postos de trabalho sendo fechados por causa do atual momento de instabilidade econômica que o Brasil atravessa, os profissionais que estão em busca de uma recolocação encontram dificuldades até mesmo para conseguir uma entrevista de emprego.

Quando são chamados para uma conversa com o recrutador, e até mesmo com o futuro gestor, precisam encarar o momento como uma grande oportunidade. Estar preparado pode ser fator determinante para a conquista da tão sonhada vaga.

Apesar de o momento ser de muita tensão e expectativa para muitos candidatos, eu vejo que muitas pessoas ficam estressadas durante a entrevista de emprego porque estão sempre pensando que precisam ser perfeitas, não podem cometer erros, têm que saber responder tudo e precisam ter uma atitude impecável.

Mas é preciso ter muito cuidado, porque essa ansiedade por buscar a perfeição acaba levando o candidato ao estresse e a uma ansiedade exagerada e desnecessária.

Empresa quer solução para problema
Na hora da entrevista, o profissional precisa ter em mente que o recrutador ou a pessoa que está fazendo a entrevista só tem uma preocupação: contratar uma pessoa que resolva algum problema da empresa.

Por isso, é muito importante que o candidato esteja muito bem preparado, estude, busque informações sobre a empresa da qual participará do processo de seleção e concentre todos os esforços para mostrar que é um profissional capaz de ajudar essa companhia.

Quando a gente foca a atenção no outro, a gente tira a angústia. Eu costumo sempre traçar um paralelo dessa situação com a turbulência no avião. Se a pessoa ficar quieta olhando para dentro de si, vai ficar ansiosa, estressada e preocupada. Mas se ela tiver alguém ao lado que precise dela, só o ato de ajudar faz com que ela se esqueça de si e relaxe. Dessa forma, o medo diminui --ou até passa.

Não seja arrogante
Outro momento em que o candidato deve ter bastante atenção é na hora de se comunicar com o entrevistador para não passar a imagem de uma pessoa arrogante. A pessoa arrogante fala de si o tempo todo, enquanto a pessoa confiante fala do outro durante a maior parte do tempo. A pessoa arrogante não se comunica. Já a pessoa confiante cria vínculos por meio do olhar.

Quem é arrogante não se importa com o outro, fala sem prestar atenção na pergunta, na expressão facial e na postura corporal do outro. A pessoa confiante sabe se impor. É muito importante que o profissional entenda quais são essas diferenças para ter um bom desempenho na hora da entrevista. 

Acredite em si e dedique-se às oportunidades da vida.

Fonte: uol.com.br

Links Úteis







Agenda Tributária

  • 18/Janeiro/2018 – 6ª Feira.
  • IRRF | Imposto de Renda Retido na Fonte.
  • Cofins/CSL/PIS-Pasep | Retenção na Fonte.
  • COFINS/PIS-Pasep | Entidades financeiras.
  • INSS | Previdência Social.
  • EFD - Contribuintes do IPI | Pernambuco e Distrito Federal.
saiba mais

Cotações e Índices

Moedas - 16/01/2019 16:07:11
  • Nome
  • Compra
  • Venda
  • Comercial
  • 3,726
  • 3,728
  • Paralelo
  • 3,710
  • 3,900
  • Turismo
  • 3,580
  • 3,880
  • Euro
  • 4,247
  • 4,250
  • Iene
  • 0,034
  • 0,034
  • Franco
  • 3,764
  • 3,766
  • Libra
  • 4,787
  • 4,789
  • Ouro
  • 152,080
  •  
Mensal - 06/12/2018
  • Índices
  • Set
  • Out
  • Inpc/Ibge
  • 0,21
  • 0,40
  • Ipc/Fipe
  • 0,39
  • 0,48
  • Ipc/Fgv
  • 0,34
  • 0,48
  • Igp-m/Fgv
  • 1,52
  • 0,89
  • Igp-di/Fgv
  • -
  • 0,26
  • Selic
  • 0,47
  • 0,54
  • Poupança
  • 0,50
  • 0,50
  • TJLP
  • 0,55
  • 0,55
  • TR
  • -
  • -
saiba mais
Contabras - Contabilidade e Auditoria

Rua Lisboa 391, Jardim América
CEP 05413-000 | São Paulo - SP
Fone: (11) 3062.2388


Desenvolvido pela TBrWeb
(XHTML / CSS)